quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Definindo o Orçamento da Festa


Falar de orçamento em uma festa “feita em casa” é bastante complicado, pois dependerá completamente da escolha do local, quantidade de convidados, o que será servido, etc. Então minha dica é começar definindo quanto você dispõe para realizar a festa, para então começar a planejá-la.
Minha experiência foi exatamente assim: eu defini um orçamento prévio do quanto poderia gastar, e a partir daí eu tomei as decisões sobre o que fazer e como fazer. Em média, do valor total, um terço foi destinado à comida, um terço à decoração e o outro terço às demais despesas, como locação do salão de festas do prédio, a copeira que me ajudou a servir, locação da cama elástica, etc. Acredito que neste último item eu tenha gasto um pouco menos que nos demais. Esta média pode variar, caso você não precise pagar por uma ajudante por exemplo, ou faça a festa dentro da sua própria casa, ou mesmo do tipo de comida e bebida que irá servir.
É bom ter uma “folguinha”, porque normalmente acabamos gastando um pouco mais do que o planejado. Mas cuidado para não exagerar!
Faça pesquisa de preços em diferentes locais e anote tudo o que puder. Uma planilha bem organizadinha ajuda a tomar as melhores decisões. Eu não fiz uma planilha assim e me arrependi, pois em alguns momentos me senti um pouco perdida nos valores e nos gastos. Mas está decidido que para o ano que vem não faço festa sem planilha!
Caso queira trabalhar com um orçamento bem enxuto, utilize na decoração objetos que já possui em casa, coloque a família toda para ajudar e trabalhe com um cardápio bem básico (cachorro quente, pipoca, brigadeiro, gelatina e bolo, que é o que realmente agrada a criançada!), entre outras medidas que podem ajudar a gastar menos.
Definido o orçamento? Então vamos em frente!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Festa Pra Que Te Quero Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting